Recentemente, eu estava em casa com uma amiga e dividi com ela uma situação desconcertante que eu estava vivendo. Num certo momento, ela olhou bem nos meus olhos e me disse com firmeza: "Às três horas, dobre o joelho. Vai dar tudo certo.”
Ela falou com tanta confiança que quando o relógio bateu quinze horas, deitei na cama e coloquei os joelhos para cima. Perguntei se estava certo e ela morreu de rir — dobrar o joelho significava ajoelhar no chão e o horário era três da manhã, pois nessa hora, com a maioria das pessoas dormindo, o portal espiritual estaria menos carregado.
Claramente, estou por fora dos rituais cristãos, mas ver a segurança que minha amiga sente graças à sua fé me fez perceber que eu estava um pouco distante da minha. Não sei se me vejo acordando todos os dias às três da manhã para ajoelhar, mas desde então, tenho resgatado os meus rituais espirituais pois, como disse Gil, andá com fé eu vou, que a fé não costuma faiá…
Com amor e fé,
Paula
O AVESSO DA PELE
Livro & Curso 📚
Em O avesso da pele, livro que rendeu ao Jeferson Tenório o Prêmio Jabuti em 2021, a espiritualidade aparece de forma sutil através dos orixás do candomblé. Me fez pensar sobre o papel que as religiões afro-brasileiras tiveram, e têm, na vida do povo preto brasileiro e na cultura do brasil.
O livro, que conta a história de Pedro e sua tentativa de resgatar a sua história de família após o assassinato de seu pai, é uma facada. Ou melhor, são vários tiros. Retrata com contundência um país racista, violento e estruturalmente desigual. A realidade desta frase é brutal:
É necessário preservar o avesso, você me disse. Preservar aquilo que ninguém vê. Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo.
Dito isso, O avesso da pele é antes de tudo uma trama envolvente e emocionante, com personagens muito bem construídos. Não é à toa que ganhou o maior prêmio da literatura brasileira.

Quero maiZ: Começa segunda (24.10) o curso Como nascem os romances? da Companhia das Letras, ministrado por Jeferson Tenório. É uma oportunidade única para quem tem vontade de se aprofundar na escrita.

ANNIE ERNAUX
Clube do Livro 📖
Falando em prêmios e literatura, muitos de vocês devem ter visto que a Annie Ernaux ganhou o Prêmio Nobel de Literatura no início do mês. Conhecê-la melhor por meio da newsletter da Juliana Cunha me deixou com vontade de ler mais de seus livros e assistir às adaptações que foram feitas para a TV.
A Carol Ruhman Sandler, da newsletter Vou te falar, acabou de lançar o seu Clube do Livro e o primeiro livro será O acontecimento, da Annie Ernaux. Tenho lido muito menos este ano, e participar de um clube do livro sempre é um incentivo para ler mais. Eu e o Oscar já nos inscrevemos e estamos animados para começar.

Quero maiZ: Annie Ernaux estará na Flip 2022, que acontece entre os dias 23 e 27.11. Com a premissa de "ver o invisível", o Festival reduziu o número de grandes nomes internacionais para focar na diversidade da autoria brasileira, especialmente mulheres.
CULTURA ARTÍSTICA
Música 🎻
Na semana passada, tive a oportunidade de assistir ao violinista Guido Sant'Anna tocar ao vivo. Para quem não sabe, o Guido tem só 17 anos e acabou de ganhar o Concurso Internacional para Violino Fritz Kreisler — um dos prêmios mais importantes do mundo. Quem quiser assistir ao Guido tocar, ele irá se apresentar na Sala São Paulo nos dias 23, 25 e 26.10 com a Filarmônica da Câmara Alemã de Bremen, tocando Britten, Brahms e Mozart. Este é um vídeo de um recital recente dele:
Quero maiZ: O Guido é bolsista da Cultura Artística, junto com o Lucas Thomazinho. Foi por conta desse incentivo que o Guido teve acesso aos melhores professores e é hoje um dos músicos mais promissores do mundo. A Cultura Artística é uma das organizações privadas sem fins lucrativos mais antigas da América Latina e é central para promover a cultura no nosso país. Como já contei aqui, eles precisam de ajuda para reconstruir o teatro que pegou fogo e para seguir com o trabalho maravilhoso que fazem. É possível virar “Apoiador” doando a partir de R$50 por mês — e o melhor é que você sai ganhando, passando a ter acesso aos concertos e muito mais.
DICA RÁPIDA 💸
Precisamos abandonar a vergonha de falar sobre doação e trazê-la para o nosso cotidiano.
Esta matéria da revista Gama aborda o tema de doações e filantropia no Brasil e sugere como podemos ajudar mais. Muito importante.
MIL E UMA T(R)ETAS
Videocast 🎥
Fui parar no novo canal da Thaila Ayala e da Julia Faria, o Mil e Uma TrETAS, em que elas abordam os perrengues da maternidade. Mesmo ainda não tendo filhos, amei ouvir a sinceridade com a qual elas e suas convidadas abordam temas considerados tabus. No episódio desta semana, com a chef Renata Vanzetto e a médica Rovana Morais, elas falaram sobre puerpério, depressão pós-parto, aborto espontâneo, privações na gravidez e vários outros assuntos. Adorei.
BURNTBUTTERTABLE
Gastronomia 🍝
Tive algumas decepções gastronômicas recentemente, então enquanto não me encanto por alguma novidade, divido aqui um perfil gastronômico que tem até me dado vontade de cozinhar. O burntbuttertable, da Emillie Pular, tem receitas e tutoriais de massas que dão água na boca. Descobri pelo Instagram da Sibaris — outra boa dica gastronômica.

AGENDA DA NAZA
Deu água na boca? Entra aqui na Agenda para escolher um restaurante para curtir no final de semana. Tem muita novidade gostosa e é uma forma de apoiar o nosso trabalho. Muito obrigada!
...estamos precisando de muita fé! 🙏🏻🙏🏻
Queridos! Que honra aparecer nas dicas da News da Naza! Obrigada pelo apoio e pelo carinho ❤️❤️❤️