Queridos Nazers,
Sinto que o certo seria começar a primeira NewZ da NAZA do ano desejando a todos um Feliz Ano Novo. Ao mesmo tempo, já aconteceu tanta coisa este ano que se me dissessem que estamos em julho eu acreditaria rsrs.
2022, que promete fortes emoções no nosso país, já começou com um clima (literalmente) pesado e com novos surtos de diversos vírus (quem mais acha que "Flurona” pode ser uma das palavras do ano?). Dado esse cenário, pensei que a melhor forma de começarmos o ano por aqui seria dividindo alguns pensamentos que têm me ajudado. Espero que possam ajudar vocês a passar pelos próximos tempos sem perder a cabeça (e os familiares rsrs).
Passado o momento filosófico, tem dica à beça pra te deixar com àgua na boca e um pouco mais de esperança no coração.
Com amor,
Paula
Amor é ação
Falar "eu te amo" é bonito, mas que tal praticarmos mais o amor? Isso se aplica ao amor romântico (entrei numa pira recentemente stalkeando a Rita Lee e o Roberto de Carvalho — muito lindo ver o amor diário e inequívoco deles, em circunstâncias nada glamourosas), e também a todas as outras formas de amor: amor ao próximo, aos animais, ao planeta…
Dica NAZA: O primeiro episódio da série A Sabedoria do Tempo, com o Papa Francisco, Martin Scorsese e Jane Goodall, entre outros, é uma demonstração contínua de amor em ação.
Viver no presente
Sempre fui uma pessoa que fez muitos planos, mas ao longo da vida fui percebendo a verdade da letra do John Lennon: "Life is what happens to you while you're busy making other plans". É muito fácil ficarmos obcecados com planos futuros e não percebermos que o mais importante, a vida em si, está sempre bem ali na nossa frente.
Dica NAZA: O novo clipe de My Sweet Lord, produzido pelo filho do George Harrison e estrelado por vários amigos da família, mostra exatamente isso.
Aceitar a singularidade de cada um
Quando era mais nova, sofri bastante por conta da necessidade das pessoas de rotular todo mundo. Gostar de festivais não significa que você usa drogas, ser boa aluna não quer dizer que você é nerd e para curtir esportes, não precisa tomar whey. Por isso, me identifiquei quando li numa entrevista do Mahershala Ali que ele encontrou seu lugar quando deixou de procurá-lo.
Dica NAZA: A Claudia Lisboa divulgou a sua previsão astrológica para 2022. Fiquei feliz de ouvir ela falar, no contexto da sexualidade, sobre como os rótulos fazem cada vez menos sentido e o caminho é a singularidade de cada um.
Em vez de estabelecer metas, deveríamos romper com crenças limitantes
Adorei esta matéria da Esther Perel em que ela explica porque deixou de fazer resoluções de Ano Novo. Ela fala que em vez de impormos mais regras sobre nós mesmos, seria mais produtivo refletirmos sobre quem queremos ser, e também quem não queremos ser mais — quais versões de nós mesmos estamos prontos para deixar para trás? Quais pactos fizemos com nós mesmos (consciente ou inconscientemente) que estão nos limitando?
Dica NAZA: aconselho demais seguir a sexóloga Esther Perel. Sou muito fã do trabalho dela, começando pelos livros (Sexo no Cativeiro é o clássico); a newsletter mensal; e o podcast, Where Should We Begin?
Entender qual é o seu equilíbrio entre se aceitar como você é e se esforçar para ser melhor
Essa reflexão veio de uma frase que li recentemente em uma matéria do The Guardian, também nos desincentivando a estabelecer metas de Ano Novo. "Each of you is perfect the way you are…and you can use a little improvement.” Acho que esta frase paradoxal, do mestre Zen Shunryū Suzuki, expressa a dança da vida entre nos aceitarmos como somos e tentarmos sempre evoluir.
IRASHAIMASÊ
ReZtaurantes 🍣
Para recompensar quem chegou até aqui, resolvemos indicar não um mas 16 Restaurantes Japoneses que adoramos em São Paulo. Tem um lugar conhecido por espetinhos bem originais, omakase de sushi na galeria mais improvável da Paulista, degustação de todas as partes do atum…só não tem cream cheese.
UN SOGNO
HoZpedaria 🏨
Ainda no tema da comida, descobri este hotel recentemente e fiquei louca. Li sobre o Casa Maria Luigia em uma matéria da Condé Nast Traveler cujo título é: "Guests at Massimo Bottura's Country Hotel Can Raid the Most Incredible Kitchen at Midnight". Ou seja, o paraíso para qualquer foodie.
NAZA indica: Se você ainda não viu, vale assistir o episódio do Chef's Table sobre o Massimo Bottura e o seu primeiro restaurante, Osteria Francescana.
CAÇADORES DE TRUFAS
Filme 🐕
Não muito longe do hotel do Bottura é onde se desenrola o documentário Os Caçadores de Trufas. Filmado no Piemonte, essa joinha retrata de maneira muito sensível a vida de alguns caçadores de trufas. As falas dos senhores são hilárias e a relação deles com os seus cachorros é emocionante. Uma bela homenagem ao "melhor amigo do homem" e a essa “forma de amor”.
NAZA indica: Os foodies vão gostar desta entrevista que o Daniel Humm deu recentemente para a revista Departures contando porque ele tornou plant-based o melhor restaurante do mundo. Graças a Deus trufas são veganas 🙏🏼
QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA
PodcaZt 🎙
No Quem Lê Tanta Notícia, Tati Bernardi, Thiago Amparo e Vera Iaconelli se reúnem uma vez por semana para comentar o que está acontecendo no Brasil e no mundo. No episodío de ontem, por exemplo, eles falaram do que tem por trás do ‘cancelamento’ do Carnaval e de novos episódios de racismo e também discutiram os filmes do momento (A Filha Perdida, Não Olhe Para Cima e o documentário da Nara Leão). Com certeza esse podcast vai ser um bom aliado num ano em que precisamos estar bem informados.
THE MARGINALIAN
NewZletter 📧
Qualquer bom devorador de newsletters já deve conhecer a da Maria Popova, The Marginalian (antigo Brain Pickings). O blog dela, de onde nasceu a newsletter, existe há 15 anos e é onde ela escreve sobre livros, arte, filosofia e cultura.
Sempre respeitei o trabalho dela, mas nunca foi muito minha praia; achava o formato um pouco denso demais. Dito isso, gostei muito da newsletter de final de ano, em que ela cria aspirações para o ano com base em falas de outros grandes pensadores.
A primeira aspiração, Love Without Fear of Loss, é inspirada na Hannah Arendt e começa assim:
We will lose everything we love, including our lives — so we might as well love without fear, for to fear a certainty is wasted energy that syphons life of aliveness.
DICA RÁPIDA 🤓
Esta dica é para os nerds. O novo jogo Wordle já virou a maior febre nos EUA e, como boa nerd que sou, joguei todos os dias desde que descobri. É super simples — todos os dias eles liberam uma nova palavra com 5 letras e você tem até 6 tentativas para descobrir qual é. Já existe uma versão em português também chamada Termo.
HOPEFUL IN HAWAII
PlayliZt 🎧
Tenho uma amiga que sempre descreveu o meu gosto musical como "música que dá esperança" rsrs. O Spotify concorda com ela porque na retrospectiva de final de ano eles classificaram meu mood como ''Happy and Hopeful". De fato, adoro uma música good vibes, que me faz sonhar e me enche de esperança para o futuro.
Então para o novo ano, criei uma playlist com essa energia. Ela se chama Hopeful in Hawaii. Se eu já fui pro Havaí? Não. Mas como não acreditar num futuro melhor pensando na capital mundial dos arco-iris e o berço do primeiro presidente negro dos Estados Unidos? Aloha!