Nazers,
Amanhã é o Dia da Consciência Negra e por isso resolvemos fazer esta edição um pouco diferente.
Recentemente fomos jantar no novíssimo Paloma com uma querida Nazer que nos inspira muito. Ficamos tão maravilhados com ela e com o que ela nos contou sobre o que a tem encantado por aí, que a convidamos para ser co-editora desta edição. Para a nossa surpresa, ela topou. Bem-vinda, Ligia!
LIGIA LIMA
Editora Convidada 👩🏾🦱
Pela foto, vocês já conseguem sentir o poder dessa mulher né? Pois então...ao vivo é isso x1000. 1.80m de altura, o cabelo mais sexy do Brasil, um brilho que ilumina qualquer ambiente e um sorriso que esquenta qualquer coração. Essa é Ligia Lima na primeira impressão.
E se eu te falar que depois que você conhece direito, só melhora? Ela tem o equilíbrio perfeito entre força e vulnerabilidade, entre falar e ouvir — e quando não está influenciando todos a seu redor com toda essa perfeição, ela integra o time que comanda o YouTube no Brasil. Tá bom pra vocês?
Leiam a matéria que ela escreveu para a Piauí depois da morte do George Floyd e fiquem de olho nela. A gente é muito fã.
POLINIZADORA DE GENTILEZAS
CoZinha 🐝
Quando falamos para a Lígia que um dos nossos restaurantes preferidos em São Paulo é A Baianeira, ela falou que a gente tinha que ouvir as ideias sobre alimentação da Patty Durães, ex-Diretora de Operações do restaurante. Patty é Pesquisadora de Culturas Alimentares, Polinizadora de Gentilezas, nômade digital, TED Speaker e cozinheira de corpo, alma e coração. É dela a emblemática frase: "Vamos descascar mais e desembalar menos?" A cara da NAZA, não?
FUI DIVA DISCO EM OUTRA ENCARNAÇÃO
MuZica 🎶
Pedimos para a Ligia fazer uma seleção de músicas para a NAZA e não é que a gente amou? Olha como ela descreveu a playlist:
Disco Dance é muito mais que sintetizadores, body de lamê e calça flare. É mais que um gênero musical, é um movimento contra-cultural que, nos anos 70, serviu como válvula de escape progressista e liberal para grupos marginalizados, em especial negros, latinos e a comunidade LGBTQIA+. De inúmeras maneiras, o movimento colaborou com a luta por direitos civis nos Estados Unidos e se tornou uma plataforma de orgulho e identidade cultural para os afro-americanos. Disco é celebrar todos os corpos dançando ao som da paz, do amor, da igualdade e da liberação sexual.
Dança com a gente?
MANO A MANO
PodcaZt🎙
Que delícia que é ouvir o Mano Brown falar. O papo que ele bate com convidados no seu podcast é o mix perfeito entre informação e diversão. Até agora, nossos episódios favoritos foram com Drauzio Varella, Karol Conká e Taís Araújo e Lázaro Ramos (tão legal ver um casal juntos depois de tanto tempo se elogiar, se admirar, se dar o espaço para falar). Aliás, falando no casal mais sexy do Brasil, a matéria deles para a capa da revista Ela deste mês está imperdível.
10 COISAS QUE FAZEM O 🖤 DA LIGIA BATER MAIS FORTE
LiZta 📝
Nossa editora convidada contou para a gente o que tem a inspirado recentemente e lógico que já transformamos isso em lista. A melhor parte para nós? Não conhecíamos grande parte das dicas dela então vamos passar o fds inteiro pesquisando e indo atrás.
Este curta sobre Alice Coltrane, dirigido por sua neta Turiya Coltrane (com assistência de Devendra Banhart). Alice foi artista e líder espiritual, dedicou sua vida ao canto devocional e é autora de um dos meus álbuns favoritos da vida, que sempre escuto quando preciso de presença e inspiração.
Manhãs de Setembro, série protagonizada pela cantora Liniker, em seu debut desbunde como atriz.
Em tempos de intolerância religiosa e violência, o álbum Obatalá - uma Homenagem à Mãe Carmem é um mergulho nos acordes da cultura e religiosidade afro-brasileira.
Esta live de Mateus Aleluia, entidade da música brasileira e "operário da sensibilidade", em suas próprias palavras. Se tiver a oportunidade, assista um show desse milagre da humanidade conhecido carinhosamente como Seu Mateus. <3
Carneiro Studio, Verkko e Lane Marinho, três marcas de jovens designers negros que eu amo, admiro e visto.
Eu destilo melanina e mel, coletânea de poesias da escritora, socióloga e ativista dos direitos humanos Upile Chisala.
O especial de comédia Afraid of the Dark, do Trevor Noah, na Netflix. De chorar de rir.
Esta entrevista com Nina Silva, fundadora e difusora do Movimento Black Money no Brasil.
A artista Heloísa Hariadne, nome promissor da arte contemporânea brasileira, e a Galeria Hoa, 100% black owned and operated, liderada pela cool kid mais cool de SP, Igi Ayedun (a Galeria fica no prédio da livraria Gato sem Rabo e do restaurante Cora, que já foi dica aqui na NewZ da NAZA).
Os cursos online da escola ancestral e quilombo urbano Aparelha Luzia, fundada por Erica Malunguinho, deputada estadual, intelectual e uma das 100 Afrodescendentes Mais Influentes do Mundo em 2020 (da sigla em inglês MIPAD).
ENCONTRO DE GIGANTES
ExperiênciaZ 👨🏿🎤
No último mês, tivemos o privilégio de ir em dois shows que ficarão para sempre gravados em nossa memória. O primeiro foi Chico César + melhor banda que vimos nos últimos tempos + reabertura da Casa de Francisca. Chato né?
O segundo teve Sala São Paulo + OSESP + Martinho da Vila + Alcione. Tá bom para vocês?
Foram noites inesquecíveis. Inesquecíveis pela energia de superação que circundava o ar, pela qualidade do som desses ambientes que são verdadeiras jóias de São Paulo (e do mundo, na nossa opinião) e pela entrega dos músicos, que pareciam haver se preparado como se fosse a primeira vez que subiam ao palco.
Casa de Francisca
Palacete Teresa, Rua Quintino Bocaiúva 22 - 1º andar, Sé, São Paulo
Programação
Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes 16, Campos Elíseos, São Paulo
Programação
DICA QUENTE 🔥
Acaba de começar a venda de ingressos para a próxima MBR que acontecerá no dia 4 de dezembro em São Paulo. Para quem não sabe, a MBR é um coletivo de música eletrônica que faz as melhores festas mundo afora. Quem vamos?
PALOMA
ReZtaurante 🍷
Dos mesmos donos do Fel, o Paloma acaba de abrir, também nos pés do Copan. A especialidade são os vinhos (por isso incluímos em nosso Guia de Bares em SP), mas as comidinhas não deixam a desejar. O bom é que fica aberto o dia todo então é uma ótima parada para quem estiver passeando pelo Centro durante o dia.
Paloma
Edifício Copan, Av. Ipiranga 200, São Paulo
ESTAMOS DE OLHO 👁
Stefano Volp, autor de Homens Pretos (não) Choram, acaba de lançar a Editora Escureceu. O foco da editora é publicar classicos inéditos no Brasil de autores negros. Já encomendamos nossos livros.