Bom dia Nazers!
Terça-feira, São Paulo fez 468 anos. Passei anos querendo sair da cidade onde nasci até o dia que finalmente consegui. Vivi em outros quatro continentes e me joguei em todo tipo de aventura, desde morar em malocas quenianas até fazer safári com huskies na lapônia.
Quando voltei, talvez por estar mais madura (eu e a cidade), passei a gostar cada vez mais de São Paulo. Fui acolhida pelos antigos que me mostraram que a palavra "conforto" também existe dentro do termo ''zona de conforto", cruzei com neo-paulistas que me fizeram descobrir uma nova cidade e nessas, passei a achar a selva de pedra mais selva do que pedra.
Parabéns para a cidade que por trás de tanto concreto, tem amor.
Paula
11 EXPOSIÇÕES 🎨
Cada ano que passa, a cena cultural e artística fica mais rica em São Paulo. Este ano não será diferente, até porque será marcado pelos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22.
Para começarmos a newsletter da semana, escolhi algumas (11, claro) exposições imperdíveis que estão em cartaz ou que abrirão ao longo do ano para já anotarem na agenda.
Arqueologia Amorosa de São Paulo, Museu Afro Brasil
Brasilidade Pós-Modernismo, CCBB São Paulo
Tunga: conjunções magnéticas, Itaú Cultural
Volpi popular, MASP
Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros, IMS Paulista
ArtSampa (nova feira de arte organizada pela ArtRio), OCA
Dalton Paula: retratos brasileiros, MASP
Adriana Varejão: ruína brasilis, Pina
Portinari para todos, MIS Experience
Reabertura do Museu do Ipiranga, fechado desde 2013
DICA QUENTE 🔥
A pfta Marisa Monte está recuperadíssima do COVID e vai voltar com tudo estreando seu novo show Portas no final de semana que vem em São Paulo. Quem vamos?
HOW I BUILT THIS
PodcaZt 🎙
O Daniel Humm não mora em São Paulo mas se morasse, eu iria ao seu restaurante sempre que meu bolso permitisse rsrs. Na minha última newsletter, dividi com vocês a entrevista que a mente brilhante por trás do Eleven Madison Park deu para a revista Departures. Já tinha ficado encantada por ele, mas depois de ouvir este podcast, estou considerando seriamente ficar plantada na porta do restaurante dele na minha próxima ida a NY até ele aparecer rsrs. Que homem!
Para terem uma ideia, aos 14 ele já era campeão de corrida e de ciclismo, tinha largado a escola e morava sozinho, pois tinha sido expulso da casa dos pais. Aos 30, ele comprou o Eleven Madison Park do Danny Meyers. Ele conta tudo isso e muito mais ao Guy Raz, com muita humildade e inteligência. Vale escutar até os últimos minutos para ouvir ele falar de uma experiência enquanto criança que mudou sua vida, e pode mudar como você lida com seus filhos também.
Recomendo demais o podcast How I Built This, em que grandes empresários contam suas trajetórias. Já ouvi e gostei dos episódios do meu amado Tim Ferriss e das criadoras de SoulCycle, Airbnb, Headspace e Burt's Bees.
Fato NAZA: Em 2006, a crítica gastronômica Moira Hodgson foi ao Eleven Madison Park e disse que o restaurante precisava de "um pouco de Miles Davis". Pois bem, o Daniel Humm não entendeu bem o que ela quis dizer mas passou então a ouvir muito Miles Davis e a ler sobre o músico. Ele não só concordou, mas conjurou 11 palavras que definem a música do Davis (como "cool", "vibrante" e "espontânea") e colocou-as na cozinha do Eleven ao lado de uma foto do Miles.
LEITURA RÁPIDA 📮
O fato de que o Daniel Humm foi expulso da casa dos pais aos 14 anos me lembrou desta carta que li recentemente, em que o Ed Turner expressa a sua revolta por seu filho ter escolhido cursar Estudos Clássicos na faculdade. É surreal. E a melhor parte é que depois de tudo isso, o Ted pegou a empresa do pai e transformou-a em nada mais nada menos do que a CNN, entre outras coisas. Tá bom pra você papai? Rsrs
VÉSPERA
LivroZ 📚
A primeira frase de Anna Karenina — “Todas as famílias felizes se parecem entre si; e as infelizes são infelizes cada uma à sua maneira” — é perfeita para falar do novo romance de Carla Madeira. Ela é, inclusive, citada em Véspera.
O livro corre sem pressa mas já pelos nomes de seus protagonistas, os gêmeos Caim e Abel, sabemos que vêm fortes emoções pela frente. É duro do início ao fim, com algumas (pequenas) pausas para respiro vindo de personagens adoráveis como o Padre Tadeu, o Professor Bruno e os encontros do grupo de matemática.
Em Véspera, a autora não dá trégua para contar de forma brilhante a história de uma família infeliz, tecendo sua trama e edificando seus personagens como poucos fazem.
Quero maiZ: falando em livros, descobri recentemente o site Five Books, onde especialistas recomendam cinco livros para as mais variadas categorias específicas. Acho que essas listas são muito pessoais e não necessariamente concordo com as escolhas, mas achei o site legal como uma ferramenta para descobrir novos autores. Na categoria Melhores Romances Latino-americanos, foram recomendados A hora da estrela de Clarice Lispector e Cem anos de solidão de Gabriel García Márquez — dois dos meus livros favoritos.
11 LIVROS EM 2022
LiZta 📝
Esta semana foi de fato tomada pelos livros. Pedi recomendações de livros no Instagram da NAZA e fiquei tão inspirada pelas respostas que criei uma lista com 11 livros que adoraria ler este ano. Tentei misturar clássicos e contemporâneos, autores e autoras, brasileiros e estrangeiros. Compartilho aqui a minha lista e deixei o template salvo lá no destaque "11 Livros em 2022" do Instagram da NAZA caso você também queira fazer a sua.
A AMIGA GENIAL
Serie 📺
Recentemente, todo mundo pirou com o filme A Filha Perdida (Netflix), baseado no livro da Elena Ferrante. Adorei o filme, a Olivia Colman é mesmo brilhante. Mas para mim nada se compara à série A Amiga Genial (HBO Max), a adaptação para TV da tetralogia homônima da Ferrante.
Para se ter uma ideia, a série é produzida pelo Paolo Sorrentino; a própria Elena Ferrante escreveu o roteiro (mesmo ninguém sabendo quem ela é); a trilha sonora é do Max Richter; e a maior parte dos atores são de fato filhos da máfia napolitana. A série é com certeza uma das minhas favoritas de todos os tempos. E sabe qual é a melhor notícia? A terceira temporada acaba de ser anunciada — lança dia 6 de fevereiro na Rai e dia 28 de fevereiro na HBO. #contandoosminutos
Quero maiZ: tem três séries novas vindo aí, sobre os fundadores de alguns unicórnios — WeCrashed (WeWork), The Dropout (Theranos) e Super Pumped (Uber).
9DADE 😀
Nunca imaginei que fosse gostar tanto de São Paulo a ponto de criar uma newsletter inteira dedicada a ela.
Isso mesmo Nazers! Lembra que contamos para vocês que estamos planejando vários novos voos aqui na NAZA? Um deles é que logo logo vamos lançar uma newsletter mensal com as melhores dicas de São Paulo. Vai sair no início de cada mês e nela você vai ter um resumo de tudo que tá rolando de mais legal na cidade naquelas semanas. Fiquem de olho aqui que vamos contar mais detalhes sobre como vai funcionar jájá.
SEXTOU 🍸🍣
Sabia que fizemos guias com 16 Restaurantes Japoneses e 14 Bares em São Paulo? Porque você não aproveita e convida alguém legal para descobrir um lugar novo na cidade? #sextou