Oi Nazers,
Até uns anos atrás, eu tinha o maior preconceito contra o Carnaval. Para mim, a palavra era sinônimo de perrengue. Como é que tanto suor, fila e aglomeração podia ser algo prazeroso?
Mas em algum momento, superei minha antipatia e passei a frequentar o que Caetano designou "o maior show da terra". Descobri então o que hoje considero o ápice da criatividade brasileira, começando com os nomes dos blocos, passando pelas tradicionais marchinhas e culminando nas mais ousadas fantasias. Jamais pensei que fosse sentir tanta falta de caçar blocos às cinco horas da manhã, em bairros que passei a conhecer graças ao Carnaval (bjs Vila Kosmos).
Hoje, em vez de estar a caminho do Rio com a minha planilha de blocos em mãos, estou embarcando para uma aventura diferente: vou passar o Carnaval sozinha, em um lugar isolado aonde nunca fui. Mas vou deixar essa história para uma próxima newsletter….
Bom carnaval a todxs, seja com ou sem glitter!
Com amor,
Paula
RIO DE FEVEREIRO
ViagenZ 🏖
Carnaval existe em Salvador, em Olinda e até em Veneza, mas é o do Errejota que ganhou meu coração.
Pensando nisso, fizemos um guia com os nossos lugares favoritos no Rio — mencionamos alguns deles nesta newsletter, mas a maioria ainda não tínhamos compartilhado. Tem desde uma lanchonete que vai fazer você achar que está no Pará, até programas culturais imperdíveis. Partiu?
ELA
ReviZta 🗞
Queria morar no Rio só para poder consumir todas as dicas da revista Ela, provavelmente a minha revista brasileira favorita de lifestyle.
Acordo feliz aos domingos pensando que terei a chance de ler a coluna da maravilhosa Martha Medeiros (na edição atual, ela resenha o último filme do Almodóvar, capa da edição anterior). Descubro coisas novas (Paciente 63, com Mel Lisboa e Seu Jorge, será o meu próximo podcast) e às vezes vou às compras (adorei saber que a Reserva lançou uma coleção de roupas com a Estação Primeira da Mangueira).
Sempre termino a leitura inspirada por alguma mulher. Esta semana, foi a Ana Cecilia Impellizieri, fundadora da editora Bazar do Tempo, que dá atenção especial às produções femininas. Na última, foi a break-dancer Savaz. A parada é boa mermão!
SOS 🆘🚨
Difícil falar do Rio sem pensar na tragédia que Petrópolis está vivendo há 13 dias. Este episódio do Café da Manhã analisa o que tem por trás do que está acontecendo e dá algumas sugestões para evitar que novas tragédias aconteçam. Aproveito para compartilhar este link com diferentes formas de ajudar 🙏🏼
AGNES NUNES
MúZica 🎤
Uma das maravilhas que descobri pela revista Ela foi a cantora prodígio Agnes Nunes. Esse vídeo do show que ela fez na Galeria Rivane Neuenschwander no Inhotim é das coisas mais bonitas que vi recentemente. Estou de olho nela e nos próximos shows.
INHOTIM
PodcaZt 🎙
Hoje vai ter dobradinha de Inhotim. Aliás, me deixa muito feliz ver tanto material rico saindo do Instituto que até pouco tempo atrás ameaçava fechar suas portas.
A Rádio Novelo, que produziu podcasts como Praia dos Ossos, A República das Milícias, Foro de Teresina e tantos outros, é a produtora do novíssimo Inhotim Podcast que devorei esta semana. Nesta primeira temporada, os episódios são separados por temas como "Tempo", "Deslocamentos" e "Realidades". Em cada episódio, uma série de especialistas que têm alguma relação com o parque são entrevistadas, de artistas e maestros a cientistas, psiquiatras, e mantenedores.
Aprendi a diferença entre África Futurismo, Afro-Futurismo e Afro-Presentismo; entendi de onde vem o nome “Inhotim”; ouvi a Adriana Varejão fazer um paralelo entre plantas alucinógenas e o mundo da arte; e ouvi o Neville D'Almeida contar como foi criar Cosmococa com o Hélio Oiticica. Não vejo a hora de saírem os novos episódios.
DICA (MUITO) NERD
GameZ 🐝
Nunca consegui entender como pessoas poderiam perder horas do seu dia com jogos — até que, como contei para vocês aqui, descobri Wordle e suas variantes (hoje, além da versão tradicional, jogo diariamente Termo e Dordle).
Para a minha infelicidade, o Oscar me apresentou o Spelling Bee do The New York Times. Funciona assim: todos os dias você ganha 7 letras e o objetivo é fazer o máximo de palavras possíveis com aquelas letras. Claro que é um prato cheio para mim, que adoro um desafio, e sou (um pouquinho) competitiva. O placar até agora é 3 Paula x 1 Oscar e quase não estou feliz com isso rsrs.
Quero maiZ: Por incrível que pareça, nem só de jogos vive o NY Times. Tenho adorado usar o podcast deles, o The Daily, para me informar sobre acontecimentos globais como a situação da Rússia e da Ucrânia, os protestos no Canadá e a saga do Joe Rogan. Os episódios são curtos, dinâmicos e bem informativos.
LICORICE PIZZA
Cinema 🎬
Licorice Pizza é daqueles filmes que divide opinião; as três pessoas que estavam comigo no cinema detestaram e várias outras me contaram que amaram. A crítica, no geral, pirou.
Eu achei a atuação dos protagonistas, ambos estreantes da telona, brilhante. Individualmente eles são ótimos mas juntos são imbatíveis. Também adorei a originalidade e imprevisibilidade da história (acho justíssima a nomeação para o Oscar de melhor roteiro adaptado). Dito isso, senti que o filme durou 30% mais do que deveria. Aliás, tenho sentido isso de muita coisa recentemente…vocês também?
Fato NAZA: Sabia que o ator principal, Cooper Hoffman, é filho do Philip Seymour Hoffman? E que Alana Haim tem uma banda muito conhecida chamada Haim com as suas irmãs, que também atuam no filme como…suas irmãs? rsrs. Elas fazem uns clipes bem legais.
PESQUIZA 📊
Antes de partir pro bloquinho: vamos ganhar o dia se você preencher esta pesquisa super rápida (não vai te tomar mais que 1 minuto e 11 segundos rsrs). Vai nos ajudar muito a decolar o nosso próximo foguete e, ao final, vamos sortear um moletom da NAZA!
Dicas deliciosas! Amei a edição (pra variar)