Há um ano, me inscrevi em um retiro na Costa Rica. Na época, estava em um período sabático e imaginava que chegaria uma semana antes para me aclimatar, faria o retiro na maior paz, e depois ainda ficaria algumas semanas explorando a Costa Rica, país que sempre me chamou.
365 dias se passaram, e a minha realidade não poderia sido mais diferente. Trabalhando sem parar, a ideia de sair da minha rotina por uma semana parecia uma insanidade e a viagem também me parecia um bate e volta sem sentido; como vir ao Brasil e conhecer apenas um ashram em Cotia.
Cumpri com todos os clichês do brasileiro; cheguei um dia atrasada, sem teste de covid, e logo na primeira sessão, consegui entrar pela porta errada, pelo palco, na frente de todo mundo. Mico total. Nos primeiros dias, seguia ligada no 220, atendendo ligações e respondendo e-mails entre os “oms" e “namastês”. Até que me toquei que se continuasse naquele ritmo, não faria um bom trabalho, nem aproveitaria do retiro que tanto idealizei. Aos poucos, fui me permitindo desligar, e foi então que vivi o que acabou sendo uma das melhores semanas da minha vida. Cantei, dancei e pulei como não tinha feito há anos. Conheci pessoas interessantíssimas do mundo inteiro. Brincamos tanto que senti que voltava a ser criança.
De volta a São Paulo, atravessei esta semana com uma calma e leveza que não sentia há muito tempo. Agora penso, será que o retiro teria sido tão significativo se tivesse acontecido durante o meu período sabático? Meditar quando você já está zen é fácil; difícil (e necessário) é parar em meio ao caos da rotina. Ao final, acho que entendi a tal da pura vida.
Com amor,
Paula
PURAVIDA IN COSTARICA
PlayliZt 🎶
O retiro que fiz na Costa Rica foi com a Deva Premal e o Miten. Para quem não os conhece, são um casal de músicos, conhecidos mundialmente pelos seus mantras. A vida deles é fascinante (vale pesquisar aqui). Entre algumas curiosidades, eles já tocaram para o Dalai Lama, a Cher tocou um mantra da Deva em sua turnê de despedida e o Miten abria os shows do Fleetwood Mac!
Fiquei tão inspirada ouvindo tanta música boa ao longo da semana que criei uma playlist com mantras e músicas para meditar e relaxar. Ta lá no Spotify da NAZA, chama Puravida in Costa Rica:
Quero maiZ: Se essa seleção for um pouco hippie demais para você, não se assuste — temos diversas playlists no Spotify da NAZA, para todas as ocasiões. É só entrar no perfil da NAZA e dar uma explorada.
THE ANDY WARHOL DIARIES
SérieZ
O lado bom de ter feito uma viagem 10x mais longa do que necessário, já que não tem voo direto para a Costa Rica, é que tive tempo para assistir uma série inteira. Recomendo muito assistir The Andy Warhol Diaries (Netflix) — é muito boa (e não é só "Netflix bom", é bom mesmo). A série é baseada nos diários de Andy Warhol, que ele ditava para uma amiga e que foram publicados dois anos após a sua morte.
Através desses diários e horas de filmagem, temos acesso aos pensamentos do Andy e a um material riquíssimo. Imagina ter a sua vida toda gravada em diários e vídeos? As gravações me fizeram sentir como se eu estivesse lá nas festas e galerias, no Factory e no Studio 54. Mas foram as palavras do artista, recitadas na série em sua própria voz — recriada com inteligência artificial — que me fizeram gostar ainda mais da série e que me encantaram pelas fraquezas e vulnerabilidades de Warhol.
Quero maiZ: A trilha sonora é uma delícia e já descobri esta playlist com todas as músicas no Spotify #ficaadica
FEIRA DO LIVRO
Feira 📚
Quarta-feira fui na abertura da Feira do Livro, idealizada pela Quatro cinco um. O papo de abertura entre o Mia Couto e a Lilia Schwarcz, mediado pelo Paulo Werneck, foi inesquecível. Recomendo muito visitarem essa nova feira de livros de rua que vai até domingo e acontece em frente à fachada histórica do Estádio do Pacaembu. Entre os participantes da mesa literária neste final de semana estão Djamila Ribeiro, Jeferson Tenório, Letrux e Maria Homem, fora os estandes das livrarias e editoras que estão ótimos (o da Ubu, da Fósforo e da Megafauna foram meus favoritos).
BOTANNICA TIRANNICA
ExpoZição 🖼
Lembra que semana passada contei que estou viciada na Flows Magazine, a newsletter da Luciana Andrade? Então, foi lá que fiquei sabendo da exposição Botannica Tirannica, que está rolando agora no Museu Judaico de São Paulo (MUJ). A mostra, concebida pela artista, ativista e professora da USP Giselle Beiguelman, visa desconstruir o preconceito que permeia o universo botânico brasileiro. Giselle estima que mais de 3.000 plantas têm nomes populares ofensivos como "Judeu errante", "Maria-sem-vergonha", e "Bunda-de-mulata", entre tantos outros. A partir disso, Giselle cria o seu próprio (agora nosso) jardim decolonial, o "jardim da resiliência". Para refletir.
Botannica Tirannica
Museu Judaico de São Paulo: Rua Martinho Prado 128, Bela Vista, São Paulo
28.05 a 18.09.2022
Terça a domingo, das 10h às 19h (entrada até às 18h)
CANTO SEDUTOR
Show 🎫
Para mim, a Mônica Salmaso é uma das maiores cantoras brasileiras vivas. Além da sua voz magnânima, adoro sua delicadeza e seu repertório nada óbvio. Durante a pandemia, eu assistia diariamente a seus vídeos gravados com os mais diversos convidados; era uma verdadeira aula de cultura brasileira. Neste final de semana, Mônica se junta ao mestre Dori Caymmi em um encontro histórico — chamado Canto Sedutor — no Sesc Pinheiros, em que os músicos irão apresentar desde canções inéditas até clássicos. Promete.
DICA RÁPIDA 🚀
Você curtiu a dica do show e da feira? Gosta de saber o que tá rolando em São Paulo? Na Agenda da NAZA, reunimos tudo que está acontecendo de mais legal na cidade durante o mês. Se inscreva aqui para ficar por dentro.
DICA FOFA 🐻
Você já deve ter visto o vídeo que foi divulgado na semana passada por conta do Jubileu da Rainha Elizabeth II, em que ela toma chá com o ursinho Paddington. Se por acaso passou despercebido, vale a pena — são dois minutos de pura fofura. Quando o inglês é bom, não tem para ninguém. Sorry.
BOCADA'S
PiZZaria
É meio estranho recomendar uma pizzaria como um lugar para jantar fora, né? A maioria delas não são lugares especialmente agradáveis e, no Brasil, pizza tem cara de delivery.
O Bocada's é diferente. Além de servir a minha pizza favorita da cidade, gosto do ambiente; fica em um galpão na Barra Funda, ao lado do saudoso Capivara (aliás, um dos sócios do Bocada's era também sócio do Capivara). Não vá esperando um lugar arrumadinho — a pizzaria fica dentro de um galpão de verdade; mas tem seu charme e a pizza é uma delícia.
Quero maiZ: Você também curte uma boa pizza? Neste guia da NAZA, escolhemos as nossas favoritas de São Paulo. #sextou
Fui na BOTANNICA TIRANNICA! Amei! Dicas Naza são demais!
Coloquei para tocar a sua playlist "namastê" e tô amando! Já está salva na minha biblioteca!!! Bjs e bom fim de semana! 😍