11 Comments
Feb 10, 2023Liked by Oscar Lamont, Paula Nazarian, Victoria Crescia

Pessoas como Yursa, Sara, Isabel.. são grandes e precisam ter vitrine neste nosso mundo tão complicado! Parabéns Naza por dar este espaço e principalmente divulgar tantas coisas sobre este tema!

Expand full comment
author

Mensagem da minha tia querida:

"Paula,

Traduzi um livro lindíssimo sobre um deslocado sírio, O Homem que Escutava as Abelhas, escrito por voluntária em um desses centros de refugiados.

Beijo,

Elisa Nazarian"

Expand full comment
Feb 11, 2023Liked by Oscar Lamont, Paula Nazarian, Victoria Crescia

Eu chorei bastante com esse filme há duas semanas, especialmente na cena em que eles chegam em Berlim. O primeiro dia em que trabalhei como voluntária com refugiados foi quando vi a cena mais desoladora do mundo, quando um trem chegou da Polônia trazendo cerca de 1.000 refugiados ucranianos, a maioria mulheres, idosos e crianças. Eles estavam empanturrados com os rostos colados na janela. Quando a porta abriu na minha frente, tinha uma senhora de uns 80 anos numa cadeira de rodas. Ela estava tão apavorada que ela tentou se levantar pra descer pq estava sozinha. Eu e um amigo voamos para pega-la e ela caiu no meu colo e tivemos que nos sentar no chão na plataforma até alguém nos ajudar com a cadeira. Quando a colocamos de volta na cadeira, ela me puxou, me abraçou e riu. E a gente tinha que segurar a onda para não chorar. Ali eu achei que não daria conta do trabalho, mas dei. Hoje carrego muitas histórias, fico curiosa em saber por onde andam as pessoas que consegui ajudar e, como a sua amiga disse na entrevista, a empatia que tenho hoje com refugiados é totalmente outra. Obrigada por entrevista-la. ❤️

Expand full comment